A abdominoplastia é o procedimento em que se remove o excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado. Ter um abdômen liso e tonificado é algo que muitos de nós se esforça para ter através de exercício físico e controle de peso. No entanto, às vezes, exercício físico e controle de peso não são suficientes para que alcancemos nossos objetivos. Mesmo pessoas com peso corporal e proporção normais podem desenvolver um abdômen protruído, frouxo e flácido.A abdominoplastia é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.
As causas mais comuns destas situações incluem:
• Gravidez,
• Envelhecimento,
• Oscilações significativas no peso,
• Hereditariedade,
• Cirurgia prévia.
Técnica
A abdominoplastia é feita realizado um corte em forma de semi círculo logo acima dos pelos púbicos de tamanho suficiente para permitir o levantamento da pele para fazer a retirada da gordura. A seguir os músculos reto abdominais são costurados para formar uma espécie de cinta abdominal interna e então estica-se a pele do abdômen superior até a cicatriz costurando-a, e a seguir e acerta-se a posição do umbigo, finalizando a cirurgia.
A cirurgia leva em média 3 a 4 horas, sob anestesia peridural, e requer um dia de internação hospitalar.
Abdominoplastia e gravidez
Fazer uma abdominoplastia não impede a gravidez, mas neste caso a cirurgia perderia seu efeito e a mulher estaria mais suscetível ao aparecimento de estrias devido ao esticamento exagerado da pele, por isso recomenda-se que a mulher não engorde mais de 12 kg durante a gravidez.
Abdominoplastia masculina
A abdominoplastia masculina é feita da mesma forma que a feminina, mas a cicatriz fica mais reta, bem próxima dos pêlos pubianos o que a deixa bastante discreta. O tempo de recuperação é o mesmo.
Resultado
A recuperação da abdominoplastia é relativamente fácil, mas requer alguns cuidados. Após a cirurgia é comum o abdômen perder um pouco da sensibilidade e estar inchado sendo preciso usar uma cinta modeladora durante 30 dias. Usar a cinta é também importante para evitar a formação do seroma.
Durante o período de recuperação da cirurgia plástica não se pode realizar esforços e recomenda-se ficar um pouco curvado para frente para evitar esticar muito a região abdominal. O resultado final poderá ser visto após 45 dias.
Em alguns casos, para um melhor resultado pode ser realizada também uma lipoaspiração para fazer a retirada da gordura localizada nos flancos, na parte lateral do abdômen e na parte das costas.
A cicatriz é discreta e pode ser coberta pelo biquíni.