Otoplastia

 

Melhorando a sua aparência com a cirurgia da orelha

 

Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, pode-se considerar a cirurgia plástica. Cirurgia da orelha – também conhecida como otoplastia – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.

 

Este procedimento é indicado para a patologia chamada “orelha de abano”, que corresponde a alterações do pavilhão auricular que promovem uma mudança de posição da orelha, fazendo com que a mesma se torne mais visível. Sua causa é genética, com comportamento dominante, sendo assim, é comum observar casos semelhantes na mesma família. O diagnóstico da orelha de abano é clínico e pode ser feito nos primeiros meses de vida.

As principais alterações encontradas são:

 

– Apagamento do sulco anti – helical;

– Hipertrofia de concha;

– Aumento do ângulo de abertura da orelha;

 

A idade ideal para se fazer a cirurgia de correção do abano é após 06 anos, pois a orelha já está totalmente formada e já atingiu seu tamanho defintivo.