Rinoplastia

 

Rinoplastia ou cirurgia do nariz melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima. A cirurgia do nariz também pode corrigir dificuldade respiratória causada por anormalidades estruturais no nariz.

 

Enquanto o formato do seu nariz é geralmente o resultado de hereditariedade, a aparência pode ter sido alterada por lesão ou cirurgia prévia.

 

O nariz é a alma do nosso rosto, o centro estético da face e certamente a cirurgia plástica mais desafiadora, com maior quantidade de detalhes e na qual o cirurgião associa conhecimentos técnicos refinados com a arte de moldar estruturas extremamente delicadas. Como é fundamental para a harmonia e beleza da face, qualquer mudança em sua forma e tamanho mudam não só o nariz, mas toda a estética facial.

 

Indicações

O nariz possui uma grande variação anatômica entre indivíduos e raças, tanto na espessura da pele quanto no tamanho das cartilagens e ossos nasais. Sendo assim, o resultado muda muito entre diferentes pacientes, de forma a sempre preservar características de simetria facial e evitar resultados artificiais. O objetivo central da rinoplastia, portanto, é corrigir as desproporções do nariz, sejam na sua ponta, seja em sua região óssea (chamada de dorso nasal, onde se localiza o “calo ósseo” do nariz), tornando-o mais harmonioso com o restante da face e aprimorando a beleza e estética facial.

Além das deformidades estéticas, poderão ser associadas cirurgias que objetivam a correção da função respiratória do paciente (por exemplo, septoplastias em desvios de septo). Sendo assim, trata-se o nariz como um todo, sempre lembrando sua principal função que é preservar uma respiração de boa qualidade ao paciente.

 

Cuidados

Após a rinoplastia, o paciente fica com o curativo por 7 a 14 dias. Caso existam pontos externos, serão retirados no 7º.dia de pós-operatório.

 

É comum ocorrer edema e manchas roxas (equimoses) ao redor do nariz, que regride completamente m um período de até 21 dias. Neste período é recomendada proteção solar rigorosa, utilizando protetor solar e evitando exposição solar.

 

Resultado

 

No nariz, o edema desaparece gradualmente, de forma que ao redor do 3º.mês de cirurgia pelo menos 80% do mesmo já terá sido absorvido. Ao redor do 6º.mês praticamente não existirá mais edema e o resultado obtido já será muito próximo ao resultado final. Até o período de 1 ano pequenas mudanças ainda podem ocorrer, como diminuição do edema e melhoria no formato da ponta nasal.