A forma cosmética da toxina botulínica é uma injeção que temporariamente reduz ou elimina linhas de expressão, rugas na testa, pés de galinha perto dos olhos e bandas grossas no pescoço.
Por ser considerado não invasivo, podendo ser realizado em consultório sem a necessidade de internação em hospital, o tratamento com Botox é muito interessante para pessoas que não querem se submeter a um procedimento cirúrgico mais agressivo de rejuvenescimento facial.
Basicamente, qualquer movimento facial pode, eventualmente, levar aos sinais mais comuns de envelhecimento: rugas! As rugas fazem você parecer cansado ou até irritado quando não está. Uma das soluções mais rápidas e mais seguras para remover as rugas é a injeção de toxina botulínica.
As principais áreas de atuação estética do Botox são:
Rugas de expressão frontais na testa;
Rugas na região glabelar (entre as sobrancelhas);
Rugas ao redor dos olhos (pés-de-galinha);
A toxina botulínica é produzida pela bactéria Clostridium botulinum e provoca relaxamento muscular por meio da inibição de uma substância química chamada Acetilcolina, na junção entre o nervo e o músculo (placa neuromuscular). Ela vem sendo usada, desde os anos 80, para tratamento de doenças neurológicas e oftalmológicas em que ocorre contração incontrolada ou exagerada da musculatura. A ação da toxina é localizada, provocando paralisia muscular, que permanece de 2 a 6 meses. Após esse período, o músculo é capaz de formar novas placas (neurogênese), voltando à sua contração normal. A ação da toxina botulínica inicia-se após 48 horas do procedimento, atingindo o resultado máximo em até 15 dias. O músculo reage com relaxamento, sem mudança na sensibilidade cutânea. A aplicação deve ser evitada em locais onde a musculatura tem funções fisiológicas mais importantes como na área da boca.
A toxina botulínica só pode e deve ser injetada por médicos especializados, isto é, profissionais que conheçam tanto a anatomia da região quanto as características completas da substância utilizada.